Enchentes no RS: 44 pessoas seguem desaparecidas

Enchentes no RS: 44 pessoas seguem desaparecidas

Beto Albert

As enchentes que atingem o Estado há um mês causam prejuízos em 473 dos 497 municípios gaúchos. Conforme informações do boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na tarde desta quinta-feira (30), o número de desaparecidos é de 44. Até terça-feira (28), esse número era de 50.


O número de mortes registradas permanece em 169. Mais de 800 pessoas ficaram feridas. Até agora, mais de 2,3 milhões de gaúchos foram afetados de alguma forma. Confira aqui a relação dos municípios e vítimas. 


​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Os dados mostram que mais de 581 mil pessoas estão desalojadas e 45 mil permanecem em abrigos. 


Na região, 11 pessoas morreram em decorrência das enchentes. Além disso, duas pessoas seguem desaparecidas: Willian da Silva Ramos e Elias Morais Pohlmann, em Agudo. Aqui, você confere a evolução do número de mortos, desaparecidos e de cidades afetadas em um gráfico.​


Mais de 36 mil gaúchos permanecem sem energia elétrica em áreas de concessão da RGE. As chuvas que atingiram o Estado provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Atualmente, são 62 trechos com bloqueios totais e parciais em 34 rodovias, entre estradas, pontes e balsas.


Orientações

A Defesa Civil do Estado orienta que as pessoas verifiquem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a recomendação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista. Veja a lista aqui.


Confira os dados 

  • Municípios afetados: 473
  • Pessoas em abrigos: 45.126
  • Desalojados: 581.638
  • Afetados:  2.347.664
  • Feridos: 806
  • Desaparecidos: 44
  • Óbitos confirmados: 169
  • Óbitos em investigação*: 0
  • Pessoas resgatadas**: 77.729
  • Animais resgatados: 12.527
  • Efetivo: 28.153
  • Viaturas: 4.046
  • Aeronaves: 12
  • Embarcações: 143

*Está sendo apurado se as mortes têm relação com os eventos meteorológicos.

**A partir de agora passarão a ser contabilizadas apenas as pessoas resgatadas pelas forças de segurança do Estado 


Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.


Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Exército entrega a ponte móvel na RSC-287 para a Rota de Santa Maria, que já instala as primeiras sinalizações Anterior

Exército entrega a ponte móvel na RSC-287 para a Rota de Santa Maria, que já instala as primeiras sinalizações

Próximo

"Só gratidão por ele estar com vida"; fiéis agradecem durante as celebrações de Corpus Christi em Vale Vêneto após enchentes

Geral